quinta-feira, 10 de abril de 2014

EI 5 Ideal

Nesta fase a criança começa familiarizar-se com a escrita e a leitura, mediante o contato com diversos portadores de texto ( livros, revista, histórias em quadrinhos, contos, poemas, notícias, parlendas, trava- línguas...), feita pelo professor, elaboração de textos coletivos, distinção entre desenho e a escrita.
Garatujas, esboçando formas, desenho, pintura, colagem, modelagem, picotagem, dobradura, diversos matérias inclusive a sucata.
Imitação de ruídos e vozes de animais, brincadeiras com jogos cantados e ritmos,  tendo contato com diferentes tipos de música, ( popular, clássica, folclórica e outras).
Expressão de sensação e ritmos corporais por meio de gestos, postura e linguagem oral (dramatização, mímicas, contato com sinais, símbolos, ícones, gráficos, para conhecer seus significados, andar, correr, saltar, subir, descer, passar por cima, passar por baixo entre outros.
Contagens orais e escrita, comparações de objetos, ( tamanho, peso, altura), características do objeto como (cor, espessura, forma, tamanho), movimentos do objetos ( empurrar, rolar, arremessar, deixar cair, balançar, derrubar), colocação de objetos, figuras, fotos... em sequência, segundo os critérios determinados tempo e tamanho.
Percepção dos lugares e posições que os objetos ocupam no espaço como ( frente, lado, atrás, perto, longe, no meio entre outros.
Discriminar fenômenos da natureza e mudanças climáticas, identificar diferentes tipos de alimentos, como sabores, odores,  identificar propriedades de materiais ( textura, consistência, temperatura, coloração, luminosidade.
Conhecimento e valorização dos diversos tipos de plantas, (ornamentais, frutíferas),a ter cuidado em relação aos diferentes animais. Aprende ter cuidados em relação a alguns perigos.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário